De todos os materiais de construção, o concreto é um dos que melhor se presta à confecção de estacas. As estacas pré-moldadas são submetidas a um rÃgido controle de qualidade, com Prova de Cargas por Nega e Repique, que é acompanhada por um técnico responsável.
Este procedimento garante perfeito acabamento desde a confecção até cravação da estaca.
As estacas pré-moldadas são confeccionadas em concreto (fck-40MPa) protendido (aço de protenção CP 175RB: fyk=1750MPa, 4xØ5mm, com estribo tipo espiral CA60 Ø3.4 mm), adensado por vibração. A seção da estaca é octogonal, proporcionando área e perÃmetro que permitem trabalhar com margem de segurança. As emendas são soldadas, permitindo maior união entre os elementos das estacas.
As Estacas pré-moldadas estão na categoria das estacas de deslocamento, por sua introdução no terreno, através de processo que não promova a retirada de solo. São constituÃdas por um único elemento estrutural ou Estaca Mista que é a associação de só dois desses elementos. Apesar de todos esses materiais, o concreto é uma das melhores escolhas para a fazer as estacas pré-moldadas.
A cravação das estacas pode ser feita por percussão, prensagem ou vibração, a escolha do equipamento deve ser feita de acordo com o tipo, dimensão da estaca, caracterÃsticas do solo, condições de vizinhança, caracterÃsticas do projeto e etc. A cravação por percussão é o processo mais utilizado tanto pilões de queda-livre ou automáticos.
A cravação das estacas pode ser feita por percussão, prensagem ou vibração, a escolha do equipamento deve ser feita de acordo com o tipo, dimensão da estaca, caracterÃsticas do solo, condições de vizinhança, caracterÃsticas do projeto e etc. A cravação por percussão é o processo mais utilizado tanto pilões de queda-livre ou automáticos.
Estacas de madeira
São utilizadas embaixo da água, e o topo da estaca de madeira deve ter diâmetro maior do que 25 cm e ser protegidos para não sofrerem danos durante a cravação. Já a ponta da estaca de madeira deve ter diâmetro maior do que 15 cm, e deve ser protegida com ponteira de aço quando for necessário penetrar camadas resistentes do solo. A cravação é geralmente executada com martelo de queda livre.
Vantagens
Facilmente aceita emendas e tem duração prolongada quando utilizada abaixo do nÃvel da agua.
Desvantagens
Por ser de madeira, é difÃcil de se encontrar e não podem ser utilizadas acima do nÃvel da água por sofrerem ataque de microrganismos.
Estacas metálicas
São constituÃdas de perfis laminados ou soldados, tubos de chapas dobradas e trilhos. As estacas devem resistir à corrosão pela própria natureza do aço, ou por tratamento adequado e não precisam de tratamento quando estiverem inteiramente enterradas no solo.
Vantagens
Aceitam facilmente emendas, têm elevada resistência à tração e compressão, não fissuram, não trincam, não quebram e possui pouca vibração durante sua cravação.
Desvantagens
Alto custo se comparadas as estacas pré moldadas, estacas Franki e estacas Strauss e possui poucos fornecedores.
Estacas pré-moldadas de concreto
Podem ser de concreto armado ou protendido e concretadas em formas horizontais ou verticais. São cravadas no solo através de bate estacas.
Vantagens
As estacas pré moldadas de concreto têm boa capacidade de carga, resistência de esforços de flexão e cisalhamento. Geralmente são produzidas em fábricas apropriadas e possui boa qualidade de concreto.
Desvantagens
Por serem de concreto armado ou protendido, têm alto peso próprio limitando as seções e comprimentos em função do transporte, cortes e emendas.
Estacas Mega
Essa estaca de concreto são cravados por prensagem utilizando o macaco hidráulico, geralmente utilizados como reforços de fundações ou substituições de fundações já existentes, usando como reação a própria estrutura.
Vantagens
São indicadas para recuperação de patologias sem o uso de demolições.
Desvantagens
Tem alto custo e longo tempo de cravação.
Quer saber maiores informações sobre esse serviço?
Faça já seu orçamento detalhado com a Engecon Fundações. É fácil e muito rápido.