Entre em contato (11) 4742-0222 Blog de notícias

Estacas perfil met√°lico

Estacas perfil met√°lico

Estacas metálicas são constituídas por peças de aço soldado, com perfis de secção I e H. Os trilhos geralmente são reaproveitados após sua remoção de linhas férreas, quando já desgastados.

As estacas met√°licas s√£o solu√ß√Ķes econ√īmicas para diversas situa√ß√Ķes, atendendo v√°rias fases de constru√ß√£o da obra e permitindo uma f√°cil crava√ß√£o com baixa vibra√ß√£o. Tamb√©m s√£o adapt√°veis para terrenos resistentes, eliminando o risco de levantamento de estacas vizinhas e n√£o oferecem problemas na sua manipula√ß√£o, transporte, emenda ou cortes.

Visando o desgaste natural proveniente de corros√Ķes, a NBR 6122 exige que estacas met√°licas enterradas tenham uma espessura adicional de 1,5 mm em toda a sua superf√≠cie que esteja em contato com o solo.

As estacas metálicas estão na categoria das estacas de deslocamento, por sua introdução no terreno através de um processo que não promova a retirada de solo. Produzidas industrialmente, são peças de aço laminado ou soldado, chapas dobradas de seção circular (tubos), quadrada e retangular, bem como os trilhos. Tanto os perfis quanto os trilhos, podem ser empregados como estacas em sua forma simples ou como composição paralela.

As √°reas s√£o muito utilizadas nos refor√ßos de funda√ß√Ķes de estruturas existentes, por atingir profundidades elevadas, cravando-se pequenos peda√ßos de trilhos simples ou compostos e emendados de topo por solda.

A Estaca met√°lica tem ganhado grandes avan√ßo, at√© pouco tempo atr√°s eram tidas apenas como solu√ß√Ķes alternativas para poucos casos, um exemplo em estruturas de conten√ß√Ķes. Por este motivo, faltava perfis adequados no mercado para a utiliza√ß√£o em funda√ß√Ķes (como alternativo era utilizado: trilhos soldados, tubos met√°licos, perfis laminados e perfis soldados). Mas hoje j√° existem perfis do mesmo grupo, com a mesma altura e dimens√Ķes iguais, permitindo a cria√ß√£o das estacas met√°licas de se√ß√£o transversal decrescente com a profundidade.

O uso dessas estacas tem ganhando um pouco o mercado, mas ainda falta algumas pesquisas direcionadas a este tipo de fundação. Em alguns lugares, por ser difícil encontrar a matéria prima, o seu uso não é comum. As vantagens na utilização e abrangência da possibilidade de seu uso é grande, mas seu uso sofre certo tabu.

Vantagens

  • Substituem com muita vantagem as gaiolas de arma√ß√£o por uma pe√ßa estrutural de a√ßo, diminuindo a m√£o de obra e a agiliza os servi√ßos.
  • Sem vibra√ß√Ķes quando se implantam os perfis pelas t√©cnicas modernas.
  • Consegue cravar em solos de dif√≠cil transposi√ß√£o, sem o levantamento de estacas vizinhas e sem perdas de estacas quebradas.
  • Resistente a esfor√ßos de tra√ß√£o, na mesma grandeza de cargas de compress√£o e de flex√£o.
  • Trabalham tamb√©m cargas horizontais e cargas combinadas.
  • Possibilita o tratamento para reduzir o efeito do ‚Äúatrito negativo‚ÄĚ.
  • Facilidade de manuseio e armazenamento devido menos peso e volume das pe√ßas.
  • Redu√ß√£o das perdas devido √† inexist√™ncia de quebras.
  • Facilidade de emenda (atrav√©s da solda nos topos) e corte.
  • Podem ser reaproveitadas (possibilita utiliza√ß√£o em estruturas tempor√°rias).

Quer saber maiores informa√ß√Ķes sobre esse servi√ßo?

Fa√ßa j√° seu or√ßamento detalhado com a Engecon Funda√ß√Ķes. √Č f√°cil e muito r√°pido.


Outras Estacas