Clique nas imagens para ampliar
ESTACA TIPO RAIZ E SUAS CARACTERISTICAS
A estaca tipo raiz constitui de fato hoje um dos processos mais difundidos no campo das obras de reforço de fundações, consolidação de taludes e de fundações normais ou de tipo especial, em presença também e sobretudo de terrenos particularmente difíceis. As principais características típicas da estaca tipo raiz são alta capacidade de carga com recalques muito reduzidos, possibilidade de execução em áreas restritas com perturbação mínima do ambiente circunstante, em qualquer tipo de terreno e em qualquer direção espacial, permitindo de fato resolver com sucesso resolver a maior parte dos problemas ligados com reforço de fundações e consolidação de terrenos.
A estaca tipo raiz é uma estaca de concreto armado de fuste rigorosamente contínuo dotado de rugosidades e expansões ao longo do fuste, constituído por areia e cimento convenientemente aditivado e dotado de armadura metálica em todo seu comprimento. A estaca tipo raiz pode ser considerada como uma linha de força no terreno, qualquer que seja o tipo de terreno e a profundidade, contribuindo para a resistência do solo à semelhança das raízes de uma árvore. Quando a estaca tipo raiz se pretende reduzir ao mínimo o recalque, aumentando a capacidade de carga da estaca, ou quando a mesma esteja sujeita a esforços de tração aplica-se o princípio da pré-compressão do sistema estaca/terreno. Para tanto adota-se a “célula de pré-carga” que consiste em células que se rompe por injeção sob pressão de nata de cimento, originando um bulbo na extremidade da estaca que pressiona a estaca em direção a superfície, desenvolvendo entre estaca e terreno um “atrito negativo” que se constitui em reserva adicional de capacidade de carga quando a estaca esteja sob carga.
Capacidade e Estrutura
A capacidade de carga da estaca tipo raiz resulta essencialmente do atrito lateral. Tal fato não exclui obviamente que na presença de rocha de base não possam ser empregadas como estacas com resistência de ponta. Mesmo porque a tecnologia executiva das estacas tipo raiz permite seu engastamento na rocha em qualquer profundidade para realizar a desejada capacidade de carga, pode-se dizer que numa fundação sobre estacas tradicionais, a super-estrutura procura apoio no solo, ao passo que na fundação com estaca tipo raiz o solo vem se integrar à super-estrutura para formar com esta um conjunto único estável.
Para saber mais sobre
Ligue para (11) 4742-0222 ou clique aqui e entre em contato por email.Gostou? compartilhe!