Entre em contato (11) 4742-0222 Blog de notícias

Estacas raiz

Estacas raiz

As Estacas Raiz s√£o injetadas localmente com ar comprimido em moldagens e no topo do fuste durante a remo√ß√£o do revestimento. S√£o usadas press√Ķes baixas, inferiores a 0,5 Mpa, para garantir a integridade da estaca raiz. H√° tr√™s diferenciais das estacas injetadas em rela√ß√£o √†s demais:

  • Podem ser executadas com maiores inclina√ß√Ķes (0 a 90¬į);
  • Oferecem densidade de armadura superior √† das estacas de concreto armado, j√° que s√£o capazes de perfurar mais profundamente em terrenos de alta resist√™ncia (inclusive rochas), resultando em maior n√≠vel de carga transmitida ao solo por atrito lateral;
  • Podem ser usadas com a mesma carga de trabalho √† tra√ß√£o e √† compress√£o, desde que o fuste seja convenientemente armado, j√° que sua carga admiss√≠vel resulta fundamentalmente da parcela de atrito lateral.

A execução de uma estaca raiz compreende fundamentalmente quatro fases consecutivas:

  • Perfura√ß√£o auxiliada por circula√ß√£o de √°gua;
  • Instala√ß√£o da armadura;
  • Preenchimento com argamassa;
  • Remo√ß√£o do revestimento e aplica√ß√£o de golpes de ar comprimido.

Indicada para qualquer tipo de terreno, √© especialmente empregada em solos rochosos e em lugares de dif√≠cil acesso a equipamentos de maior porte, como bate-estacas e perfuratrizes para h√©lice cont√≠nua. Com o avan√ßo tecnol√≥gico, √© poss√≠vel projetar estacas com capacidade de carga √† compress√£o de at√© 200 tf, dependendo do di√Ęmetro final. Pode ser executado na vertical ou em posi√ß√£o inclinada, e permite alcan√ßar profundidades de at√© 60 m.

Sua caracter√≠stica principal √© o alto atrito desenvolvido, mediante aplica√ß√£o de carga e pela versatilidade dos equipamentos utilizados, por ser de pequeno porte, consegue acessar qualquer √°rea. Por n√£o ter vibra√ß√Ķes e descompress√£o do terreno, ela garante a integridade das edifica√ß√Ķes sens√≠veis.

Suas pe√ßas mec√Ęnicas possuem detalhes particulares para prender o elemento tracionado por exemplo: porcas, clavetes, bot√Ķes ou cunhas. Assim, o processo desta estaca n√£o causa vibra√ß√Ķes, o que permite empreg√°-la em qualquer situa√ß√£o de obra industrial. Quando h√° necessidade de atravessar matac√Ķes, blocos de concreto ou embuti-las em rocha, a perfura√ß√£o √© complementada com uso de martelo hidr√°ulico, at√© atingir a profundidade desejada.

Geralmente, o bulbo de ancoragem é constituído por calda de cimento que adere ao aço e ao solo. No trecho livre, o aço deve estar livre de cimento, ou seja, não deve haver aderência do aço à calda por isso a prática usual de revestir o aço com material que o isole da calda, tal como graxa, tubo ou mangueira de plástico, bandagem de material ou mangueira de plástico, bandagem de material flexível pedido pelas normas.

Vantagens

  • Possibilidade de execu√ß√£o em √°reas de espa√ßo limitado
  • Equipamentos de pequeno e m√©dio porte
  • Sem vibra√ß√£o e descompress√£o do terreno
  • Utilizada para qualquer tipo de terreno

Alguns passos para colocar a Estaca Raiz:

1. Posicionamento da perfuratriz

Antes da perfura√ß√£o, √© importante que o tubo met√°lico esteja com o √Ęngulo de inclina√ß√£o correto e o terreno anivelado para come√ßar a perfura√ß√£o.

2. Perfuração

O equipamento injeta água com golpes de baixa pressão, ao mesmo tempo em que coloca o tubo metálico de modo rotativo, ele perfura até a profundidade desejada. Um cuidado importante é verificar o material que sai pelo tubo e se é o mesmo tipo de solo indicado nas sondagens.

3. Limpeza

São injetados golpes de água dentro da estaca, para fazer a limpeza do tubo sem avançar a perfuração.

4. Armadura

√Č o di√Ęmetro de cada estaca que determina a quantidade de armadura a ser empregada nos fustes, para que os estribos permane√ßam na posi√ß√£o correta durante a concretagem. Para isso, utilizam-se espa√ßadores pl√°sticos ou em argamassa espa√ßados para manter a estrutura centralizada.

5. Concretagem

Ela acontece de baixo para cima até que a argamassa extravase pela boca do furo, o macaco hidráulico é programado para que a retirada dos tubos metálicos não seja rápida, para não comprometer a distribuição da massa.


Quer saber maiores informa√ß√Ķes sobre esse servi√ßo?

Fa√ßa j√° seu or√ßamento detalhado com a Engecon Funda√ß√Ķes. √Č f√°cil e muito r√°pido.


Outras Estacas